São-bentense termina o ano com a certeza de ser incluído entre os melhores atletas de SC

Em três anos de natação, o são-bentense Emanuel Tiago Milchevski, 19 anos, 1,90m, conseguiu nesta temporada atingir o primeiro objetivo da carreira. Saiu de São Bento do Sul como uma promessa e com a pretensão de estar próximo de um de seus ídolos - Eduardo Fischer - e ter a oportunidade de receber orientações do técnico Ricardo Carvalho. O nadador termina o ano de 2003 com a certeza da inclusão entre os principais atletas catarinenses nas provas de velocidade - 50, 100 e 200m livre - depois de vencer as provas nos Estaduais de inverno e absoluto, Sul-brasileiro e nos Jasc. E tem mais para este final de ano com a presença no Brasileiro previsto para o Rio de Janeiro no período de 16 a 20 de dezembro.
A transferência para Joinville, avalia Emanuel, ajudou na transformação que faltava para subir na natação. "Admirava o trabalho do Ricardo com Fischer visando as Olimpíadas", reforça o atleta. A comprovação da evolução vem através dos resultados. Neste ano conseguiu as vitórias no Sul-brasileiro (200m livre), no Catarinense de inverno (50, 100 e 200m livre) e nos Jogos Abertos (nos 100m livre e nos revezamentos 4x200 e 4x100m livre).
"O objetivo está alcançado para 2003", garante o nadador. Antes desta certeza, entre as eliminatórias e as finais dos Jasc, Emanuel mostrava-se nervoso e nem imaginava o resultado que poderia alcançar. Ele mudou de opinião após "passar fácil" nas eliminatórias. Nos Jogos Abertos já pode se considerar experiente depois de quatro participações. Em Brasileiros já foram três atuações e a colocação de expressão foi o terceiro lugar interfederativo, no ano passado, em Anápolis-GO, no 4x50m livre.
A troca de domicílio, que forçou se distanciar dos pais Renato Tadeu e Joceli, acabou trazendo benefícios nos treinamentos. Ao invés de atividades em apenas um período em São Bento do Sul, Emanuel tem agora treinos de musculação pela manhã na The Best e trabalhos à tarde na piscina do Joinville Tênis Clube. Os exercícios são de segunda-feira a sábado.
"Ainda bem que não tive nenhuma lesão porque senão seria difícil manter este ritmo", destaca. O nadador não se acha supersticioso, mas considera importante a ajuda de Deus quando se trata da saúde perfeita. Os pais, amigos e patrocinadores fazem parte da outra fatia da ajuda que garante o incentivo atrás de seus objetivos.
..............................................
Técnico aposta em evolução
O espelho que faz Emanuel Tiago Milchevski buscar novas marcas está nas expressões da natação nacional, como Xuxa Scherer, Gustavo Borges e Eduardo Fischer, e no astro internacional Ian Torpe. O técnico Ricardo Carvalho diz que o atleta tem condições de evoluir cada vez mais por ter um bom trabalho de base. A preparação foi através do professor Amarildo Pischoz, em São Bento do Sul.
"O atleta do nado livre tem que ser forte e explosivo e aplicar a técnica. Estas qualidades Emanuel reúne, além da facilidade de sentir a água", avalia Ricardo. Para o técnico joinvilense, Emanuel foi uma surpresa agradável por ser um atleta competitivo. "É bom e veloz", completa.
Emanuel completa a temporada junto com a equipe joinvilense no Brasileiro no Rio de Janeiro. A competição está prevista para o período de 16 a 20 de dezembro, em piscina curta. O técnico Ricardo Carvalho acha que possa ser uma grande oportunidade para o revezamento 4x50m medley confirmar sua excelente fase. No Brasileiro, a equipe do Joinville Tênis Clube, além de Emanuel Tiago Milchevski, terá ainda Leonardo Galvão e Jaime Sumida.
Emanuel tem o fôlego dos patrocínios dp Expresso Limeira, Congraphics, Concept Designer e FME de Joinville. Fora da piscina, Emanuel se prepara oara o vestibular de educação física. (RDB)
Fonte: A Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário