Pedimos ao Dr. Marcelo Arantes, que participou do BBB 8, para analisar os brothers da nova edição do programa. Confira a análise dos confinados:
Nunca uma edição do BBB precipitou tão precocemente seus conflitos latentes quanto a nona edição. Em apenas um mês de confinamento, já observamos toda sorte de ingredientes humanos em personalidades muito distintas: falta de socialização, incapacidade de compreender as necessidades dos outros, egoísmo, formação de grupos/casais, sensação de tédio, intolerância, frustração, impulsividade, falta de autocensura, incapacidade de aprender com base em seus próprios erros e instabilidade de humor.
Mas ainda assim a maioria dos atuais concorrentes demonstra um grande receio em se expor, por isso será necessário mais algum tempo para que possamos definir claramente as personalidades de cada um. A direção do programa certamente previu que os jogadores trariam muitos mecanismos de defesa incorporados ao longo de oito edições, protegendo-se em máscaras mais consistentes, por isso desta vez propõe tarefas bem aflitivas, como a divisão por muro e o quarto branco. Cedo ou tarde conheceremos realmente os que permanecerem no jogo.
A seguir, os participantes masculinos são analisados à luz de referencial junguiano.
EMANUEL:
BBB-espelho: Marcos (8)
Frases: "Vai ter muita festa. Para mim, não tem tempo ruim, sempre quero fazer esportes e agitar", "Todos deveriam seguir esse meu perfil de ajudar as pessoas. Eu consigo ter a motivação de levantar quem está triste"
Perfil Psicológico: Emanuel parece estar sempre em busca de experiências novas. É vívido, espontâneo, flexível, adaptável, otimista e gosta de ser o centro das atenções. Demonstra ter habilidades interpessoais muito fortes, um grande amor à vida e tem o perfil daqueles que se encontram no papel do pacificador freqüentemente. Desde que tome decisões usando seus valores pessoais, é geralmente muito simpático, generoso e interessado no bem-estar do outro, por isso tenderá a ser amado e aceito por todos. Como um indivíduo otimista que vive no mundo das possibilidades, faz um grande esforço para combater pensamentos negativos. Tem uma apreciação muito aperfeiçoada para a beleza estética, e grande prazer nas coisas mais finas na vida, como um bom alimento e um bom vinho, por exemplo. É um excelente jogador de equipe. Dificilmente se envolverá em algum problema ou atrito, e mesmo tornando o ambiente do confinamento mais divertido, possivelmente não terá grandes chances de vencer, a menos que tome alguma medida enérgica e importante na dinâmica do grupo – o que é pouco provável. Excelente em situações de crise, personalidades assim são geralmente são ótimos atletas, pois têm uma coordenação muito boa entre os olhos e o resto do corpo. Não gosta de teorias e de planejamento futuro, mas é muito preocupado com resultados práticos, e por ter saído vitorioso da Bolha de Vidro carrega uma grande confiança na vitória. Dá mais importância à sensação e à gratificação imediatas do que aos deveres e obrigações. Detesta a estrutura e a rotina. Aparentemente não desenvolveu seu lado intuitivo, e então tende a evitar as situações que envolvem muito pensamento teórico, ou que são complexas e ambíguas. E mesmo com temperamento tranqüilo e bondoso, uma vez que alguém cruze o seu caminho e o impeça de atingir seus objetivos, tenderá a estabelecer um julgamento muito forte e teimoso de encontro à pessoa que o desafiar.
Fonte: Quem
Nenhum comentário:
Postar um comentário